terça-feira, 9 de outubro de 2012

Uma Nova Geração

O portal Globo.com divulgou dados sobre a presença - ou falta de  - público no Brasileirão em andamento. A média de pouco mais de 12 mil é simplesmente ridícula, ainda mais considerando o grande investimento dos clubes, com Seedorf, Forlán, Luis Fabiano e companhia. Este estudo também revelou uma taxa de ocupação média de apenas 40%. É difícil determinar as principais causas, pelo excesso de possibilidades. O calendário que exclui as principais estrelas é um vilão evidente, mas a má condição e péssima logística dos estádios é fundamental. Esta questão poderia ser transformada a caminho de 2014, com os grandes investimentos para a Copa, mas não será. Boa parte da nova geração de arenas esportivas não será utilizada na série A. Brasília e Cuiabá só têm times da série C. Manaus... pois é. Fortaleza e Natal possuem times na série B, que pelo menos em 2013 devem continuar por lá. Ainda restaram, é claro, 7 belíssimas arenas, sendo que poucas abrigarão mais do que uma equipe mandante, anulando o efeito holístico que poderiam trazer. Não bastasse perder a oportunidade do século (literalmente), os estádios ainda sofrerão cada vez mais o impacto das telas de alta resolução e grandes formatos, da TV Digital e das transmissões interativas. Surge, então, uma dúvida em relação à capacidade das novas arenas (média de 52 mil lugares), que deveriam ser dimensionadas para a média de público e não para os momentos de pico, sendo assim mais sustentáveis em todos os sentidos. A presença do torcedor (e a alta taxa de ocupação) nos estádios modifica a atmosfera do evento para os atletas, para a mídia e inclusive para o público presente, ou seja, tudo! Sempre me lembro de uma análise genial do Doutor Sócrates: a geração que consolidou a audiência do Futebol na TV foi formada dentro dos estádios, com isso é capaz de transferir as emoções da arena para o sofá. E se depender da experiência da adolescente Milena Pscheidt, a delicada e corajosa fã do Lucas, que novas gerações virão?

Maiores médias de público no mundo (2011) - parte 1
Maiores médias de público do mundo (2011) - parte 2
Maiores médias de público do mundo (2011) - parte 3
Maiores médias de público do mundo (2011) - parte 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário