quinta-feira, 30 de abril de 2009

A verdade sobre Interlagos


Como prometi, vou dedicar tempo e espaço ao mundial de Fórmula 1 do ano passado, particularmente o GP de Interlagos. Sairei momentaneamente da esfera do Marketing, circulando pelo lado negro do Esporte enquanto negócio. Recapitulando o que a maioria já sabe. O piloto Felipe Massa tinha remotas chances de ser campeão da temporada. Como única opção, vencer a corrida em Interlagos - o que fez de ponta a ponta - e contar com que o rival Lewis Hamilton não chegasse entre os 5 primeiros, onde permaneceu por quase toda a prova. A sorte virou quanto Lewis foi ultrapassado por Sebastian Vettel a 2 voltas do final. Massa foi o virtual campeão por alguns momentos, naquele que seria o maior dia da história de Interlagos (e olha que eu estava lá na 1a. vitória de Senna). Tudo era perfeito, mágico, até que na última volta, Timo Glock fizesse um tempo de Stock Car Light em Interlagos (um surreal 1’44”731), permitindo a ultrapassagem e o título de Hamilton. A história já é improvável, mas a versão mais absurda vem, curiosamente, do chefe da McLaren, Martin Whitmarsh, em depoimento à conceituadíssima Fox Sports. Segundo ele, Hamilton, por ordem dos boxes, deixou que Vettel o ultrapassasse, uma vez que Glock já estaria muito mais lento que o inglês naquela volta e seria fatalmente ultrapassado pela 'flecha de prata'. O fato é que, moralmente embriagado, Whitmarsh errou bizonhamente nas contas e destroçou a versão oficial da equipe. Quando Vettel ultrapassou Hamilton, a transmissão oficial marcava 2/71 (duas para o final, de um total de 71 voltas). Logo estávamos na volta 70, certo? Errado. Felipe Massa havia cruzado a linha e iniciado a volta 70. Hamilton e Vettel ainda estavam no último trecho da volta 69. Glock fechou esta volta em 1'18''688 enquanto Hamilton marcava 1'24"612, segundo a cronometragem oficial da FIA. Consegue adivinhar quem foi o piloto mais rápido na pista na volta 69? Se apostou em Glock, está incrivelmente certo! Ou seja, Timo estava 6"(seis segundos!) mais rápido que Lewis, mas a McLaren já sabia que seria campeã (eles que disseram!). O chefão da equipe cometeu um erro grosseiro, se referindo (provavelmente) à volta 70, quando Hamilton foi realmente bem mais rápido que Glock. Outra mentira histórica é que a chuva engrossou nas últimas 2 voltas, deixando Glock (de pneus lisos) tão mais lento. Tenho a convicção do contrário, por que eu estava lá, em frente à Curva da Junção, onde ocorreu a ultrapassagem. Estava chovendo sim, mas uma garoa fina, nada diferente das voltas anteriores. Para não confiar apenas na minha memória (apesar que nunca esquecerei aquelas cenas), acessei o vídeo que mostra o momento exato da ultrapassagem, exibindo um "trilho" de pista seca, por onde Glock passeava. 

Só cheguei a estas conclusões acessando fóruns internacionais, repletos de fãs inconformados, de diversas nacionalidades. Como minha idéia é informar mais do que comentar, fiz questão de incluir dois links (no texto) e o vídeo que mostram o que realmente aconteceu.

Publico este artigo, humildemente, em homenagem ao magnífico Ayrton Senna, cuja morte completa 15 saudosos anos neste 1o. de maio.


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