O Marketing Esportivo praticado em sua essência, otimizando os ativos de marketing de entidades esportivas
sábado, 18 de abril de 2009
Sou brahmeiro... mas não sou atleta!
Foi um choque para mim. Ligar a televisão e ver Ronaldo com um copo de cerveja na mão é algo bizarro. É difícil acreditar que a poderosa multinacional ex-brasileira e a assessoria deste fenômeno de mídia do século XX tenham chegado a este ponto. Sem falso moralismo, mas atleta e cerveja não tem nada a ver. Aliás, por que mesmo alguém patrocinaria um atleta para tê-lo de copo na mão? Você quer associar a cerveja ao Esporte e não o atleta à cerveja! É péssimo para a imagem de Ronaldo, tanto para o esportista quanto para o mito, além de alimentar sua fama - para se dizer o mínimo - de baladeiro. É ruim para a marca pois a propaganda é apelativa. O momento escolhido é o pior possível, justamente quando Adriano abandona o Futebol por causa da dependência alcoólica. Nesta semana, tive acesso a uma pesquisa da European Sponsorship Association sobre as novas tendências na relação entre Esporte e álcool. Cresce aceleradamente, em todo o mundo e todas as modalidades, a restrição à participação das bebidas alcoólicas, incluindo cerveja, no patrocínio esportivo. Por mais longo que seja, este é um caminho sem volta. O mais interessante é que esta tendência parte, principalmente, das próprias entidades esportivas, percebendo que tal associação não é – literalmente – saudável. Em seguida, virão as restrições a fast foods e refrigerantes. Vai chegar a hora do Esporte dar prioridade a produtos realmente saudáveis. O impacto inicial na receita comercial dos principais eventos e entidades esportivas será grande, a partir de uma das maiores quebras de paradigma na história breve do patrocínio esportivo. Obviamente, todos terão que se adaptar ao novo cenário e, como sempre, uns o farão mais rápido que outros. Cabe aos gestores destas entidades ter visão estratégica e iniciar o processo de adaptação imediatamente. Quem enxergar antecipadamente este tsunami, terá maiores chances de salvar ou mesmo surfar nesta onda. Só sei dizer que a Brahma e Ronaldo estão vindo na contra-mão da história, fazendo a alegria dos rivais – de ambos. Eu mesmo, fã do talento de Ronaldo, não resisto ao humor sarcástico. Que Ronaldo é brahmeiro, nem precisa dizer. Pela barriga, logo se nota.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário