O Marketing Esportivo praticado em sua essência, otimizando os ativos de marketing de entidades esportivas
domingo, 16 de dezembro de 2012
Um time, uma torcida
Independente do resultado final do Mundial de Clubes, a torcida corintiana já havia conquistado o mundo. Isso me faz lembrar da importância dos fãs, não apenas para impulsionar o time, mas também seus negócios. Não é demagogia. O torcedor é o começo, o meio e o fim de tudo. Sem a torcida, não existem patrocínios, direitos de retransmissão, quem dirá bilheteria ou licenciamento. Algo que parece tão óbvio, mas tantas vezes ignorado. Uma grande base de torcedores é o fundamento para fazer valer os esforços de Marketing Esportivo, sempre mantendo o foco nos fãs. Por isso, formar e manter torcedores é o fundamento deste negócio, um negócio de longo prazo, é verdade. O grande desafio os gestores é simular em laboratório a geração espontânea de torcedores, como acontece com a Fiel há mais de um século. Um país louco por Futebol, uma grande cidade, um posicionamento claro e pertinente, uma história de muitos títulos e ídolos do passado e do presente, um legado de pais para filhos. A fórmula está completa, quem é capaz de copiar?
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