quinta-feira, 19 de abril de 2012

O Brasil contra o Brasil

Esta semana, a CBF divulgou seu balanço de 2011, incluindo uma admirável receita (no bom sentido) de R$ 219 milhões com patrocínios, um potencial desconhecido até poucos anos atrás. Combinar mais de 10 parceiros, de diferentes segmentos também é um feito. As diferenças consideráveis entre o valor pago pelas empresas por cotas aparentemente idênticas, não deixa de ser curioso. O resultado é mesmo espetacular se considerarmos que não envolve patrocínio de camisa de jogo, o que é um grande avanço, já que as empresas reconhecem o valor de associar suas marcas à Seleção, o que eu chamo de Marketing Esportivo de Verdade. Porém, não acredito que seja coincidência que a CBF esteja nadando em patrocínios enquanto alguns dos maiores clubes brasileiros, com maior exposição na mídia, encontram dificuldades, logo depois de uma ótima safra. O ciclo que antecede a Copa 2014 prometia ser de bonança, o que se realizou apenas para a confederação. Podemos concluir que a Seleção consumiu boa parte do bolso dos patrocinadores do nosso Futebol, talvez um sinal de alerta para os próximos dois anos. Isso sem contar os investimentos que serão direcionados para o próprio megaevento. Agora podemos dizer, mais do que nunca, que o maior adversário do Futebol brasileiro é mesmo o Futebol brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário