domingo, 31 de julho de 2011

Hecho en Paraguay

No Marketing Esportivo de Verdade, falamos, entre outras coisas, da atratividade do produto (normalmente um serviço), ou seja, os benefícios entregues ao consumidor, no nosso caso, o torcedor. Pode ser novidade para muita gente, mas a elaboração de tabelas e regulamentos de competições esportivas também merece um olhar de Marketing, já que estão para os eventos como as embalagens para os produtos de consumo. O melhor exemplo que conheço, acaba de acontecer na Copa América de Futebol 2011. O Paraguai chegou à final sem vencer nenhuma partida, nenhuminha! O fato provavelmente inédito não é apenas uma coincidência. Uma distorção no regulamento da competição permitiu (ou será que causou) este infeliz acontecimento para quem gosta de Futebol, ou seja, bola pra frente. Para a primeira fase, ao contrário de 99,9% das competições mundiais, o número de vitórias não foi usado como critério de desempate, o que teria eliminado os paraguaios logo de cara. Também não foi por obra do acaso que quase metade dos jogos da primeira fase terminaram empatados (o dobro da média da Copa do Mundo de 2010, por exemplo). Brasil, Argentina, Peru e Venezuela foram eliminados invictos. Como se pode ver, Marketing Esportivo também pode ser uma caixinha de surpresas.

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