terça-feira, 21 de junho de 2011

Uma copa marcada*

Depois de meses, este blog finalmente sai do silêncio. O motivo? Entre outros menos importantes, a (des)organização da Copa do Mundo 2014. Infelizmente, não é novidade a falta de iniciativa e o excesso de politicagem neste processo. Mas prefiro ficar alheio a isto por um momento e olhar para 2014 com os olhos do Marketing. Até para não escrever algo que já estamos cansados de ler e ouvir. A marca é o principal ativo de qualquer organização, principalmente no Esporte. Do valor das marcas esportivas, ou seja, sua reputação e relevância, vem o interesse do público e da mídia, traduzido em receita através da venda de direitos de transmissão, licenciamento, venda de ingressos e patrocínios. Copa do Mundo é uma baita marca! Mas tudo que se faz contra ou a favor de uma marca fica registrado - diria tatuado - na cabeça dos clientes, no caso torcedores e organizações. Este é o ponto! Seja qual for o resultado final dessa bagunça, os danos à marca Brasil 2014 já são irreparáveis. Mesmo que Cristo desça à Terra nos próximos 3 anos (será que Ele chega pra Copa das Confederações?), como profetizou o deputado (???) Romário, a desconfiança em relação à Copa já terá causado prejuízos morais e financeiros. A marca de uma Copa do Mundo se constrói num ciclo de 4 anos. Praticamente um ano se passou e estamos surpresos com nossa capacidade de não fazer ou fazer mal feito. Investimentos colocados na gaveta, planos adiados ou rasgados, sonhos despedaçados. No Licenciamento, por exemplo, já podemos sentir a angústia do mercado corporativo pela falta de respostas. Imagino que até mesmo aquele "clima de copa" já esteja bastante comprometido, afinal seriam 4 anos de festa, não é? Mesmo se fizermos uma grande copa, o sentimento será mais de alívio do que de conquista. Talvez não aos olhos do mundo, mas para os brasileiros mais atentos sempre haverá um ar de frustração. Como será atmosfera de um estádio construído sobre a corrupção? Qual o legado deixado nos terminais aéreos provisórios? Por que já sabemos onde a Copa termina se nem sabemos onde vai começar? Muitas perguntas sem resposta. A Copa será mesmo no Brasil? Esta resposta não é mais óbvia, embora eu ainda responda com um tímido 'sim' (com cara de 'por incrível que pareça, sim'). Hoje, ainda podemos sonhar com a melhor copa de todas. Não a melhor de todos os tempos, como poderia ter sido, mas simplesmente a melhor copa que pudermos fazer.

(*) Dedico esta publicação ao aluno, colega e amigo Marcelo Amaral Poyares, que nos deixou último dia 19.